A Voyager DE PRO ™ Biospectrometry Workstation é um espectrómetro de massa com analisador de tempo vôo e ionização/desorção a laser assistida por matriz (MALDI). O dispositivo é equipado com laser de azoto (337nm) e o analisador TOF permite trabalhar em modo linear e refletor.
A gama de massa teórica "ilimitada" do TOF e a suave ionização, característica de MALDI permite que esta técnica seja uma das melhores escolhas para a análise de macromoléculas com alta sensibilidade e resolução, incluindo peptídeos, proteínas de alto peso molecular, oligonucleotides , polissacarídeos e polímeros sintéticos. No modo reflector, as moléculas de massa inferior a 10 kDa podem ser analisadas (peptídeos, moléculas orgânicas, complexos, polímeros e proteínas de baixo peso molecular), com uma resolução de ~ 7000 (ou > 7.000 para m/z <6 kDa). O modo linear permite a análise de moléculas de alto peso molecular, com uma resolução de > 2.000 para pequenas proteínas (m/z < 20 kDa) e ~50 para grandes proteínas (m/z ~100 kDa).
MALDI-TOF-MS (Matrix Assisted Laser Desorption Ionization – Time Of Flight – Mass Spectrometry) marca Applied Biosystems, modelo Voyager DE-PRO Biospectrometry Workstation.
Numa análise MALDI-TOF-MS as amostras são previamente dissolvidas e dispersas numa matriz (geralmente um ácido orgânico), colocadas numa placa MALDI e, após evaporação do solvente, é introduzida na fonte MALDI onde os cristais amostra-matriz são irradiados por um feixe laser.
A concentração da amostra a ser entregue depende do tipo de analito, tendo já em linha de conta as diluições necessárias com a matriz. Assim:
1- Para polímeros, compostos orgânicos e complexos a quantidade de amostra necessária é de cerca de 1 mg. A amostra será dissolvida no solvente indicado pelo requisitante, de preferência que seja miscível com o solvente da matriz.
2- Para péptidos e proteínas em solução, a concentração depende do peso molecular. Para proteínas com massa inferior a 10 kDa são necessários cerca de 10 a 20 pmol/μL. Para proteínas com massas superiores a 10 KDa a quantidade a ser entregue deve ser de 100 a 200 pmol/ μL. As proteínas (ou a mistura de péptidos) podem também ser enviadas liofilizadas.
3- As amostras de proteínas provenientes de electroforese, separadas em poliacrilamida e tingida com azul de Coomassie ou com prata (prata compatível com espectrometria de massa), podem ser entregues no próprio gel hidratado. No caso das bandas separadas, a banda/mancha proteica deve ser recortada com o mínimo de gel possível e colocada num tubo eppendorf recoberto com água mili-Q. É fundamental enviar um scanner ou fotocópia da imagem do gel juntamente com as amostras.
Reagentes compatíveis com a MS tipo MALDI-TOF
Utilizar sempre reagentes com grau de pureza HPLC e água mili-Q
A) Os compostos que não interferem com o MALDI-TOF são: ác. trifluoracético, ác. fórmico, beta-mercaptoetanol, DTT, solventes orgânicos voláteis, HCl, NH4OH, ác. acético.
B) Compostos de concentrações inferiores a 50 mM não interferem com a espectrometria de massa: HEPES, MOPS, Tris, NH4Oac, octilglucósido.
C) A evitar os seguintes compostos: glicerol, azida sódica, DMSO, SDS, fosfatos, NaCl, 2M ureia, 2M Guanidina.
|
MALDI-TOF MS |
Universidades e Organizações sem fins lucrativos |
Organizações com fins lucrativos |
|||
|
Nº amostras |
1ª |
amostra adicional até 10 |
1ª |
amostra adicional até 10 |
|
|
ANÁLISE DE PEPTIDOS PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS |
|||||
|
Análises MALDI-TOF de amostras preparadas pelo requerente (sem identificação) |
|||||
|
Sem ZipTip |
28,50 |
4,50 |
68,40 |
10,80 |
|
|
Com ZipTip |
34,50 |
10,50 |
82,80 |
25,20 |
|
|
Análises MALDI-TOF de amostras preparadas pelo requerente (com identificação) |
|||||
|
Sem ZipTip |
36,00 |
12,75 |
86,40 |
30,60 |
|
|
Com ZipTip
|
42,00 |
18,75 |
100,80 |
45,00 |
|
|
Digestão em gel + análise MALDI-TOF (sem identificação) |
|||||
|
Sem ZipTip |
74,25 |
13,50 |
178,20 |
32,40 |
|
|
Com ZipTip |
80,25 |
19,50 |
192,60 |
46,80 |
|
|
Digestão em gel + análise MALDI-TOF + identificação em base de dados |
|||||
|
Sem ZipTip |
83,25 |
21,00 |
199,80 |
50,40 |
|
|
Com ZipTip |
89,25 |
27,00 |
214,20 |
64,80 |
|
|
ANÁLISE DE PROTEÍNA INTACTA |
|||||
|
Sem ZipTip |
28,50 |
4,50 |
68,40 |
10,80 |
|
|
Com ZipTip |
34,50 |
10,50 |
82,80 |
25,20 |
|
|
ANÁLISE DE POLÍMEROS |
|||||
|
Sem padrões |
25,50 |
7,50 |
61,20 |
18,00 |
|
|
Com padrões |
28,50 |
8,50 |
68,40 |
18,50 |
|
|
ANÁLISE DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS E COMPLEXOS |
|||||
|
Sem padrões |
25,50 |
7,50 |
61,20 |
18,00 |
|
|
Com padrões |
28,50 |
8,25 |
68,40 |
19,80 |
|
|
S/ padrões e S/ matriz (*) |
22,50 |
7,50 |
54,00 |
18,00 |
|
|
S/ matriz e C/Cali. (*) |
25,50 |
8,00 |
61,20 |
19,00 |
|
|
(*) só para moléculas facilmente ionizáveis, que não necessitem de matriz . |
|||||
Nota: 1) Os valores não incluem IVA.
O pedido de análise deverá ser peenchido e assinado pelo responsável da entidade que solicita a análise (Download do formulário do pedido). As análises são realizadas por ordem de entrada do pedido no Laboratório de Análises. No caso de amostras para desenvolvimento de método e no caso de elevado número de amostras, o tempo de resposta é acordado com a entidade solicitadora.
O equipamento é unicamente operado pelo técnico responsável. Se solicitado pelo cliente, é permitido o contacto directo com o equipamento onde se faculta uma breve descrição técnica/teórica acompanhada de demosntração prática de funcionamento.
Aquando do pedido de análises a entidade solicitadora deverá contactar directamente a técnica responsável pelo equipamento para esclarecimento de todas as questões que envolvem a análise.
Download do formulário do pedido
O formulário do pedido deverá ser enviado para Drª Luz Fernandes:
luz.fernandes@dq.fct.unl.pt
Laboratório de Análises
REQUIMTE - Rede de Química e Tecnologia
Departamento Química / Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa
2829-516 Caparica
Portugal
Tel: 351 212947805 (ext: 10993)
Fax:351 212948550
1- As amostras devem estar bem identificadas, de forma a que durante a manipulação não se apague a identificação e deverão ser entregues bem acondicionadas.
2- As amostras provenientes de electroforese devem vir acompanhadas de um scanner ou fotocópia da imagem do gel.
3- A entrega dos resultados será feita exclusivamente por e-mail em formato pdf, a enviar simultâneamente para o requerente e para o responsável. No caso de reclamações, estas deverão ser efectuadas no prazo de 15 dias úteis.
4- O remanescente das amostras será guardado no laboratório durante 15 dias úteis após a realização da análise, passado o qual serão eliminadas.