Faculdade

Notícias

Prémio PYCA atribuído a Carina Crucho do Departamento de Química da FCT-NOVA

06-05-2016

O Portuguese Young Chemists Award (PYCA), atribuído pelo Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), reconheceu o trabalho de investigação de Carina Crucho, aluna do Programa Doutoral de Química da FCT-NOVA. A tese de doutoramento de Carinha Crucho, “Synthesis of Polymeric Nanoparticles for biomedical delivery applications”, foi orientada por Teresa Barros, Professora Associada no Departamento de Química da FCT-NOVA. O principal objetivo do projeto consistiu no estudo de nanomateriais com aplicação em novos sistemas terapêuticos e no desenho de nanopartículas poliméricas que através da sua estrutura permitam modificar a distribuição dos fármacos in vivo, ambicionando uma distribuição mais seletiva dos mesmos e assim um aumento do índice terapêutico.

“Durante o doutoramento sintetizei nanopartículas com unidades de sacarose, o açúcar que colocamos habitualmente no café!”, diz Carina Crucho. Os resultados do estudo mostram que os conjugados poliméricos sintetizados podem ser utilizados com sucesso na preparação de nanopartículas poliméricas com características físico-químicas ajustáveis. Além disso, fornecem novas informações sobre os materiais utilizados e os métodos aplicados. “Espera-se que este trabalho seja útil para o desenvolvimento de novas nanopartículas poliméricas à base de sacarose para aplicações biomédicas, especificamente para sistemas de veiculação direcionada de fármacos”, explica Carina Crucho.

O prémio, patrocinado pela Elsevier, visa promover a excelência da Química desenvolvida por Jovens Investigadores, com especial enfoque no impacto desta Ciência na Sociedade. É atribuído de 2 em 2 anos, destina-se a recém-doutorados com menos de 35 anos e premeia o trabalho desenvolvido durante o Doutoramento. “Fiquei satisfeita por ver o meu trabalho reconhecido, deu-me confiança e entusiasmo necessário para continuar a procurar novos desafios no domínio científico e profissional”, refere Carina Crucho.

Para concorrer ao PYCA, para além do CV e resumo da tese, é necessário escrever um artigo na forma de divulgação científica sobre o tema da tese, o qual vai ser publicado no próximo boletim de química da SPQ.

 

Resumo da tese

Nanopartículas poliméricas (NPPs) têm atraído um considerável interesse nos últimos anos devido às suas propriedades únicas e comportamentos proporcionados pelo seu pequeno tamanho. Estes materiais podem ser utilizados numa vasta gama de aplicações, tais como em diagnóstico e na veiculação de fármacos. As vantagens das NPPs incluem a libertação controlada, protecção do fármaco e o seu direcionamento a um alvo específico, com concomitante aumento do índice terapêutico.

Neste trabalho, novas NPPs baseadas em unidades de sacarose e de ácido cólico foram preparadas a partir de diferentes polímeros, nomeadamente polietileno glicol (PEG), poli(ácido láctico-co-ácido glicólico ) (PLGA) e do copolímero PLGA-co-PEG. Nestas NPPs a unidade de ácido cólico irá actuar como o local de incorporação do fármaco e o açúcar como a unidade de direccionamento.

 

Nanomedicina: da utopia à realidade

Uma partícula muito pequena pode projectar uma sombra muito grande, se mudarmos a escala com que vemos o mundo. Com este novo olhar, veremos exércitos de nanopartículas a combater de forma precisa células enfermas, deixando as saudáveis seguir o seu curso natural. Por entre nanopartículas e grãos de açúcar, este doutoramento teve como abordagem central a síntese e caracterização de nanopartículas poliméricas (NPPs), compostos de crescente interesse farmacêutico. Contudo se a medicina continua a ser a pedra basilar do bem-estar da sociedade, a nanomedicina já é uma realidade. Num futuro próximo, assistiremos indubitavelmente a avanços significativos no combate homem versus doença.