Ouro para alunos portugueses na Olimpíada da Ciência da UE

30-05-2016

Alunos portugueses do ensino secundário conquistaram, pela primeira vez, uma medalha de Ouro na Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO). A EUSO decorreu em Tartu, na Estónia e contou com a presença de estudantes de 23 países europeus. Esta competição, destinada a estudantes do ensino secundário, na faixa etária dos 16 anos, e com especial interesse na área das ciências, terminou no dia 14 de Maio.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, realçou o “trabalho desempenhado por toda a organização da participação portuguesa na EUSO”, que contou com o apoio da Direcção-Geral da Educação, Sociedade Portuguesa de Física, Sociedade Portuguesa de Química, Ordem dos Biólogos, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT-NOVA).

A equipa portuguesa vencedora da EUSO realizou parte da preparação final para a competição nos laboratórios do Departamento de Química, Departamento de Ciências da Vida e Departamento de Física da FCT-NOVA, com a participação de Célia Henriques, professora no Departamento de Física, e João Carlos Lima e Eurico Cabrita, ambos professores no Departamento de Química. É um orgulho para Portugal e um destaque à única Faculdade Portuguesa envolvida, estando assim também de parabéns.