Faculdade

Notícias

Ricardo Franco ganha financiamento do Programa Gilead GÉNESE

12-12-2014

O projecto de Ricardo Franco, Professor no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia, foi submetido ao Programa Gilead GÈNESE e aprovado para financiamento. Ricardo Franco e Eulália Pereira (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), ambos membros da UCIBIO@REQUIMTE, colaboram com Olga Matos, do IHMT-NOVA, investigadora principal do projecto entitulado "Imunonanodiagnóstico da pneumonia por Pneumocystis (PPc): uma abordagem inovadora baseada na associação de biossensores serológicos e nanopartículas".

Esta é uma  parceria multidisciplinar e de know-how científico transversal nas áreas das Doenças Infecciosas, com especial incidência na Infecção VIH/SIDA e infeções fúngicas invasivas, permitindo a integração de novas Tecnologias de Diagnóstico baseadas em nanopartículas de ouro.

Ricardo Franco, líder do grupo de investigação Bionano, explica que "a pneumonia por Pneumocystis jirovecii (PPc) é um importante factor de morbilidade e mortalidade nos doentes com SIDA, sendo um problema emergente nos imunocomprometidos seronegativos para VIH". Nesta projeto “o objectivo principal do Projeto é identificar marcadores e construir um dispositivo para o diagnóstico serológico da PPc que seja de fácil utilização e rapidez de resultados, com vista à implementação atempada de uma estratégia de tratamento adequada”, diz Ricardo Franco.

A Gilead Sciences tem-se distinguido na investigação e desenvolvimento de novos medicamentos e de conhecimento científico, bem como em áreas de responsabilidade social, quer a nível global quer na esfera nacional. Nesta 2ª edição, o Programa Gilead GÉNESE propôs apoiar projetos de natureza científica e projetos de iniciativa comunitária, nas áreas de infeção por VIH/SIDA, hepatites virais crónicas B e/ou C, infeções fúngicas invasivas e fibrose quística.