Faculdade

Notícias

Oito posições de Investigador FCT atribuídas a cientistas do Departamento de Química

15-12-2014

Foram atribuídos oito contratos-programa a investigadores do Departamento de Química, no âmbito do Programa Investigador FCT de 2014: Ana Vital Nunes, Gilda Oehmen, Inês Matos, Isabel Esteves, Luísa Neves, Paulo Lemos, Susana Gaudêncio e Teresa Casimiro. O Programa centra-se no investigador/a e no seu projeto de investigação, criando condições para o estabelecimento de líderes científicos, através da atribuição de financiamento por 5 anos aos mais talentosos e promissores cientistas, em todas as áreas científicas e nacionalidades.

Lançado em 2012, o programa apoia investigadores pós-doutorados que pretendam estabelecer-se como investigadores independentes, e investigadores já independentes, com mérito curricular comprovado, que desejem consolidar a sua carreira e estabelecer liderança nas suas áreas de investigação. O principal critério de avaliação é a excelência científica: do percurso de investigação do candidato, da sua carreira e da sua proposta de investigação.

Em 2014, concorreram ao programa 1398 cientistas, de acordo com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo sido selecionados 228 investigadores para financiamento em todas as áreas científicas, após duas fases de selecção. No Departamento de Química foram selecionados 5 investigadores em Engenharias e Tecnologias, 2 investigadores em Ciências do Ambiente e Agrárias e 1 investigador em Ciências Exactas.